lkrueger1_Leonardo CarratoBloomberg_deforestation Leonardo Carrato/Bloomberg/Getty Images

Um acordo transformador para a natureza

NOVA IORQUE – No próximo mês de Outubro, representantes das 196 partes na Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (CDB) reunir-se-ão em Kunming, na China, para finalizarem um novo Acordo-Quadro Global para a Biodiversidade. Tal como o acordo de Paris sobre o clima de 2015, este novo acordo poderá assinalar um ponto de viragem no modo como gerimos a nossa relação com a natureza.

Mas os defensores da biodiversidade têm de aprender uma lição importante com os activistas climáticos. A acção climática global só ganhou ímpeto depois de se ter esclarecido que a questão não tinha apenas a ver com o ambiente, e que seria necessária uma transformação dos transportes, da energia, da agricultura, das infra-estruturas, e de muitas indústrias. Do mesmo modo, a rápida perda de biodiversidade que estamos a testemunhar não tem apenas a ver com a natureza. O colapso dos ecossistemas ameaçará o bem-estar e a subsistência de todas as pessoas no planeta. Assim, a CDB terá de ultrapassar as noções tradicionais de “conservação” para envolver todos os sectores relevantes da economia e da sociedade civil.

Desde a sua criação após a Cimeira da Terra do Rio, em 1992, a CDB tem sido em grande medida bem-sucedida na definição de novas áreas protegidas, de tal forma que quase 15% da superfície terrestre está hoje delimitada por algum tipo de parque natural (embora a porção das áreas marinhas protegidas seja muito inferior). Mas apesar deste êxito relativo, a perda de biodiversidade continuou, sugerindo que a criação de refúgios naturais será necessária, mas não suficiente. Para abrandar e interromper o rápido declínio das espécies e dos habitats, temos de encarar o modo como as sociedades humanas gerem as paisagens terrestres e marinhas e os recursos que delas são extraídos.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/MRZxvtbpt