suluhuhassan1_ STEFAN HEUNISAFP via Getty Images_leprosyclinic Stefan Heunis/AFP via Getty Images

Podemos acabar com as doenças tropicais negligenciadas

DODOMA – No início deste ano, os líderes mundiais iniciaram o processo de compromisso e apoio com a Declaração de Kigali sobre Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN). A declaração é uma afirmação de alto nível destinada a mobilizar a vontade política necessária, o compromisso comunitário, os recursos financeiros e a ação individual para acabar com as DTN. A Declaração de Kigali será lançada na Cimeira de Kigali sobre Malária e DTN, realizada à margem da 26.ª Reunião de Chefes de Governo da Commonwealth deste mês no Ruanda.

As DTN são um grupo de 20 doenças que incluem lepra, elefantíase, raiva, oncocercose e tracoma, e mais de 1,7 mil milhões de pessoas em todo o mundo – 35% das quais vivem em África – sofrem delas. Mas, embora essas doenças debilitem, desfigurem e possam matar, elas recebem muito menos atenção do que outras doenças, em parte porque afetam principalmente as pessoas mais pobres do mundo.

A Tanzânia está entre os países mais atingidos pelas DTN. Quase metade da população do país – mais de 29 milhões de pessoas – requer tratamento para pelo menos uma DTN, incluindo 19 milhões de crianças em risco de ficarem contaminadas com vermes intestinais.

https://prosyn.org/MQjZrdipt