Resolução de problemas no Antropoceno

ESTOCOLMO – Respire fundo. Desfrute dessa sensação por um momento. Agora pense no seguinte: Nunca nenhum dos nossos antepassados humanos modernos respirou algo parecido e, do modo como as coisas estão, tampouco os nossos descendentes o farão.

Desde o início da Revolução Industrial, a actividade humana tem vindo a alterar substancialmente a composição da atmosfera. Os níveis de dióxido de carbono são mais elevados hoje do que o verificado em, pelo menos, 800 mil anos. A quantidade de nitrogénio e de enxofre que circula através do sistema da Terra duplicou. O PH dos oceanos está a sofrer alterações a um ritmo sem precedentes, atingindo níveis de acidez não sentidos pelos organismos marinhos nos últimos 20 milhões de anos.

Os seres humanos - que actualmente ocupam cerca de 40% da superfície terrestre sem gelo do planeta - estão a moldar visivelmente muitos dos processos basilares do planeta. De acordo com o Nobel da Química, Paul Crutzen, esta alteração é de tal forma profunda que equivale ao início de uma nova era: o Antropoceno.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/yETDu91pt