tanna1_Alissa EverettGetty Images_kenya young woman sewing Alissa Everett/Getty Images

Investir nos jovens microempresários do Quénia

NAIROBI – A pandemia de COVID-19 e as suas consequências económicas atingiram duramente toda a gente no Quénia. Mas no auge das medidas de confinamento, enquanto o setor formal da economia paralisou, o setor informal demonstrou a sua resiliência. Para os jovens em particular, cujas escolas foram fechadas e cujos pais podem ter perdido os respetivos empregos, o setor informal tem sido uma tábua de salvação.

Desde o início da pandemia, um número crescente de jovens quenianos fundou microempresas informais, ou “hustles”. Num estudo por SMS de abril de 2020 feito pela rede Shujaaz Inc., 5% dos jovens disseram que tinham estabelecido pela primeira vez uma atividade no setor informal desde o início da pandemia. Em maio, o número subiu para 16% e, em agosto, uns adicionais 10% relataram ter iniciado um novo negócio.

Os jovens microempresários do Quénia têm mostrado uma notável resiliência. É verdade que, como quase todas as empresas quenianas, muitas tiveram de recuar ou fechar no auge do confinamento no início do ano passado. Mas pesquisas de opinião e entrevistas com a nossa rede mostram que os microempresários adaptaram-se rapidamente. Perante uma crise, eles recomeçaram, adaptaram os seus modelos de negócio ou lucraram com novas oportunidades, produzindo máscaras, plantando legumes ou distribuindo alimentos nas suas comunidades.

https://prosyn.org/zGPsjhcpt