18

Mal-estar em estado avançado

NOVA IORQUE – A economia é apelidada frequentemente de economia política e na última meia década fez jus à sua reputação nas economias avançadas. Infelizmente, o próximo ano não irá trazer muito alívio.

O PIB real (ajustado à inflação) per capita em França, Grécia, Itália, Espanha, Reino Unido e nos Estados Unidos é menor, hoje, do que era antes do golpe da Grande Recessão. De facto, O PIB per capita da Grécia diminuiu quase 25% desde 2008.

Existem algumas excepções: depois de mais de duas décadas, a economia japonesa parece estar a ultrapassar uma crise sob o governo do primeiro-ministro, Shinzo Abe; mas, com um legado de deflação que remonta à década de 1990, será um longo caminho a trilhar. E o PIB real per capita da Alemanha foi maior em 2012 do que em 2007 - apesar de um aumento de 3,9% em cinco anos não ser muito para se vangloriar.

Noutros lugares, porém, as coisas estão realmente sombrias: o desemprego na zona euro permanece renitentemente elevado e a taxa de desemprego de longa duração nos EUA ainda excede muito os seus níveis da pré-recessão.