

Some have long argued that private digital money and the technology underpinning it will revolutionize finance in the long term. But with Bitcoin plunging, stablecoins collapsing, and crypto lenders freezing withdrawals, we asked PS commentators whether the industry has a future.
ATENAS - As maiores economias foram afetadas por novos problemas no ano passado. Os Estados Unidos estão lutando com bloqueios na cadeia de abastecimento e com uma escassez crítica de fórmula infantil. A União Europeia enfrenta a ameaça de suprimentos escassos de energia, em função de sanções às exportações russas de combustíveis fósseis. E quase todos os países estão experimentando inflação elevada.
Alguns têm dito que a culpa desses problemas é da dependência excessiva do comércio internacional, ou seja, da globalização. Desglobalização, fragmentação, repatriamento, friend-shoring(limitar o comércio a países de confiança), dissociação e resiliência estão se tornando palavras da moda familiares hoje. Há um sentimento generalizado de que países individuais teriam sido menos expostos a choques recentes se tivessem sido mais autossuficientes.
O argumento vai além de notar que as cadeias de abastecimento geram retornos decrescentes para empresas privadas. As políticas governamentais que economistas rotulam de protecionistas vêm ganhando apoio político - a começar, note-se, pela guerra comercial do então presidente dos EUA, Donald Trump, em 2018. A impressão é que as barreiras comerciais podem ajudar a proteger todos nós.
To continue reading, register now.
As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.
Register
orSubscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.
Already have an account? Log in