nye210_Drew AngererGetty Images_trump united nations Drew Angerer/Getty Images

Instituições internacionais ainda são importantes para os EUA

CAMBRIDGE – Donald Trump pode ter desprezado as instituições internacionais, mas sua presidência lembrou ao mundo a importância das eficazes e resilientes instituições. Na eleição de 2016, Trump fez campanha argumentando que as instituições multilaterais pós-1945 haviam permitido que outros países se beneficiassem às custas dos EUA. Seu apelo populista baseava-se em muito mais do que política externa, é claro, mas Trump vinculou com sucesso os ressentimentos internos à política externa, atribuindo problemas econômicos a acordos comerciais “ruins” com países como México e China e aos imigrantes disputando empregos. A ordem internacional liberal pós-1945 foi acusada de vilã.

Como demonstra meu livro Do Morals Matter? Presidents and Foreign Policy from FDR to Trump (A Moral Importa? Presidentes e Política Externa de FDR a Trump)os presidentes americanos nunca foram liberais institucionais perfeitos. O apoio de Dwight Eisenhower à ação secreta no Irã e na Guatemala, e o de John F. Kennedy em Cuba, eram inconsistentes com uma literal interpretação da Carta da ONU. Richard Nixon quebrou as regras das instituições econômicas de Bretton Woods e cobrou tarifas de nossos aliados em 1971. Ronald Reagan ignorou uma decisão do Tribunal Internacional de Justiça que considerou ilegal a mineração de portos nicaraguenses por seu governo. Bill Clinton bombardeou a Sérvia sem uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.

No entanto, antes de 2016, os presidentes americanos na maioria dos casos apoiaram instituições internacionais e buscaram por sua ampliação, fosse o Tratado de Não Proliferação de Lyndon Johnson; acordos de controle de armas sob o governo Nixon; o acordo do Rio de Janeiro sobre mudança climática de George HW Bush; a Organização Mundial do Comércio e o Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis de Clinton; ou o acordo climático de Paris de Barack Obama.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/IzfcWU9pt