nye210_Drew AngererGetty Images_trump united nations Drew Angerer/Getty Images

Instituições internacionais ainda são importantes para os EUA

CAMBRIDGE – Donald Trump pode ter desprezado as instituições internacionais, mas sua presidência lembrou ao mundo a importância das eficazes e resilientes instituições. Na eleição de 2016, Trump fez campanha argumentando que as instituições multilaterais pós-1945 haviam permitido que outros países se beneficiassem às custas dos EUA. Seu apelo populista baseava-se em muito mais do que política externa, é claro, mas Trump vinculou com sucesso os ressentimentos internos à política externa, atribuindo problemas econômicos a acordos comerciais “ruins” com países como México e China e aos imigrantes disputando empregos. A ordem internacional liberal pós-1945 foi acusada de vilã.

Como demonstra meu livro Do Morals Matter? Presidents and Foreign Policy from FDR to Trump (A Moral Importa? Presidentes e Política Externa de FDR a Trump)os presidentes americanos nunca foram liberais institucionais perfeitos. O apoio de Dwight Eisenhower à ação secreta no Irã e na Guatemala, e o de John F. Kennedy em Cuba, eram inconsistentes com uma literal interpretação da Carta da ONU. Richard Nixon quebrou as regras das instituições econômicas de Bretton Woods e cobrou tarifas de nossos aliados em 1971. Ronald Reagan ignorou uma decisão do Tribunal Internacional de Justiça que considerou ilegal a mineração de portos nicaraguenses por seu governo. Bill Clinton bombardeou a Sérvia sem uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.

No entanto, antes de 2016, os presidentes americanos na maioria dos casos apoiaram instituições internacionais e buscaram por sua ampliação, fosse o Tratado de Não Proliferação de Lyndon Johnson; acordos de controle de armas sob o governo Nixon; o acordo do Rio de Janeiro sobre mudança climática de George HW Bush; a Organização Mundial do Comércio e o Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis de Clinton; ou o acordo climático de Paris de Barack Obama.

https://prosyn.org/IzfcWU9pt