A brew master brews coffee in Bangalore MANJUNATH KIRAN/AFP/Getty Images

O despertar urbano da Índia

WASHINGTON, DC –Quando o Reino Unido se tornou o primeiro país do mundo a passar por uma urbanização em grande escala no século XIX e início do século XX, o processo transformou a sua economia e sociedade. Hoje, a Índia enfrenta uma transformação semelhante, a diferença é que está a acontecer a um ritmo de cem à hora. Até 2030, a população urbana da Índia atingirá 600 milhões de pessoas, duas vezes o tamanho da população dos EUA.

Para a Índia, a rápida urbanização é particularmente vital para permitir que o país tire o máximo partido do dividendo demográfico proporcionado pela sua população jovem. Com mais 12 milhões de pessoas a juntar-se à mão de obra do país todos os anos, o potencial desse dividendo é enorme. À medida que o processo de urbanização continua, a conectividade, proximidade e diversidade irão acelerar a difusão do conhecimento, suscitar mais inovação e aumentar o crescimento da produtividade e do emprego.

No entanto, apesar de todas as suas vantagens, a rápida urbanização também representa enormes desafios, desde a gestão do congestionamento e da poluição até à garantia de que o crescimento é inclusivo e equitativo. Como país retardatário na questão da urbanização, a Índia irá beneficiar de inovações tecnológicas, incluindo tecnologias digitais, energia mais limpa, materiais de construção inovadores e novos meios de transporte –que lhe permitirão ultrapassar alguns dos seus países homólogos mais desenvolvidos. Mas tirar proveito dessas tecnologias exigirá políticas eficazes, incluindo investimentos inteligentes em infraestruturas e medidas para tornar as cidades mais competitivas, particularmente nas indústrias modernas.

https://prosyn.org/JXWszi3pt