zaidi_GhoshPacific PressLightRocket via Getty Images_indiawomansmallbusiness Avjit Ghosh/Pacific Press/LightRocket via Getty Images

Um plano da Índia para dar às mulheres acesso ao poder económico

SEATTLE – Ao embarcarmos num novo ano, tenho refletido sobre “resoluções” e, mais especificamente, o sobre que é necessário para um indivíduo ou uma sociedade ser resoluto num mundo de desafios e obstáculos intermináveis. Ao longo da minha carreira, tenho visto muitos exemplos de triunfo contra as adversidades – realizações extraordinárias que muitas vezes começam com um pequeno grupo de indivíduos que procuram resolver um problema. Nos melhores casos, as comunidades locais, o governo e o setor privado alinham-se e investem em programas e políticas que criam mais oportunidades para o florescimento desses grupos.

O extraordinário sucesso dos grupos de autoajuda de mulheres na Índia representa um dos melhores resultados alcançados. Criados por mulheres determinadas a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias, esses grupos prosperaram graças ao apoio financeiro e de infraestrutura inovador do governo indiano. Com mais de 80 milhões de mulheres a participar em 7,5 milhões desses grupos, a Índia está a apoiar o maior programa de desenvolvimento comunitário do mundo, que é agora um componente-chave da economia do país.

As mulheres, em especial nas áreas rurais, enfrentam barreiras de género para participarem plenamente nas suas comunidades e criarem um meio de subsistência: muitas mulheres, como não conseguem abrir uma conta bancária ou ter acesso ao crédito, dependem de empréstimos informais de parentes, amigos ou financiadores. Além disso, as estruturas familiares tradicionais e as normas sociais podem impedir que as mulheres se envolvam em atividades necessárias para iniciarem ou expandirem um pequeno negócio.

https://prosyn.org/gKelP1gpt