sa2998c.jpg

O Ano de Todas as Estagnações Indianas

NOVA DELHI – Será 2012 um ano de renovação para a Índia, ou um outro annus horribilis? Nenhum país progride infalivelmente, mas a Índia não pode dar-se ao luxo de outro ano política e economicamente entorpecido como 2011. Para a Índia, o ano que passou é um ano para esquecer.

A Índia tem estado tão profundamente atolada na paralisia política, que o economista laureado com o Nobel Amartya Sen disse recentemente que o país “deixou de ser o segundo melhor para ser o segundo pior” país da Ásia do Sul, e que actualmente “não se pode comparar com a China” nos indicadores sociais. Este é um comentário condenatório para um país que prometia tanto há tão pouco tempo.

No princípio de Janeiro, o crítico social Americano James Howard Kunstler descreveu a Índia como “uma nação com um pé na idade moderna e outro num sonho alucinatório e colorido.” O ponto de vista de Kunstler é severo, mas talvez profético: “os problemas [da Índia - NdT] relacionados com as mudanças climáticas estão a provocar danos pesados nas reservas de alimentos. Os lençóis freáticos quase desapareceram. Os problemas da vacilante economia global tirarão muito do vigor dos seus incipientes sectores tecnológico e industrial.”

https://prosyn.org/8EkifNEpt