sjahmed1_ ANDREW CABALLERO-REYNOLDSAFP via Getty Images_imfplants Andrew Caballero-Reynolds/AFP via Getty Images

O deslize do FMI no financiamento climático

MANILA/SANTIAGO – O Fundo Monetário Internacional parece estar determinado a diluir um dos melhores exemplos de cooperação global em resposta às perturbações económicas induzidas pela pandemia da COVID-19 e pelas alterações climáticas. Tem de mudar imediatamente de rumo, antes que seja demasiado tarde.

A distribuição de 650 mil milhões de dólares em direitos de saque especiais (ou DSE, os activos de reserva do Fundo) pelo FMI no passado mês de Agosto há muito que era encorajada e foi amplamente saudada. Dados os restritivos regulamentos do FMI, era claro desde o início que a grande maioria dos DSE iria para países que não precisariam deles. Em consequência, os líderes do G7 comprometeram-se a redireccionar até 100 mil milhões das suas distribuições para “os países mais necessitados de … [apoios decorrentes da] pandemia, de estabilizarem as suas economias e de preparar uma recuperação verde e global … alinhada com objectivos de desenvolvimento e climáticos partilhados”.

Apesar de estas movimentações parecerem pequenas, comparativamente aos 17 biliões de dólares gastos pelos países ricos em apoios às suas economias durante a pandemia, não deixaram de ser significativas. Em Outubro, dois meses apenas depois da distribuição, o G20 apoiou um plano do FMI e do Banco Mundial para desenvolver e implementar um Fundo para a Resiliência e a Sustentabilidade, que permitiria aos países ricos canalizarem as suas distribuições para países de baixos e médios rendimentos vulneráveis a choques económicos. Como o FRS podia ser usado para dar resposta a riscos relacionados com as alterações climáticas, poderia preencher uma lacuna gritante nas finanças internacionais. O FMI anunciou que teria uma proposta pronta para as suas reuniões na Primavera de 2022.

To continue reading, register now.

As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.

Register

or

Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.

https://prosyn.org/4AWy0sgpt