haldar19_ Beata ZawrzelNurPhoto via Getty Images_wanted putin Beata Zawrzel/NurPhoto via Getty Images

Procura-se: Vladimir Putin

LONDRES - Recentemente, a internet foi inundada de imagens geradas por IA do presidente russo, Vladimir Putin, levado a julgamento ou preso. Contudo, embora as imagens sejam fake, a justiça criminal internacional está se tornando realidade. Em 17 de março, após anos atolado em controvérsia e crise, o Tribunal Penal Internacional surpreendeu o mundo ao acusar Putin formalmente e emitir um mandado com sua prisão.

A acusação específica do TPI - de que Putin é responsável pela captura e deportação ilegais de crianças ucranianas para a Rússia, violando tanto o Estatuto de Roma quanto as Convenções de Genebra - só trata de uma fração das ofensas que ele cometeu. Putin e seu círculo íntimo são moralmente, e provavelmente legalmente, responsáveis por inúmeros crimes de guerra, crimes contra a humanidade e pelo crime de genocídio. No entanto, como observou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o mandado representa “uma decisão histórica”, não porque garanta um julgamento ou prisão, mas porque estabelece um novo precedente.

Embora Putin não seja o primeiro chefe de Estado no cargo a ser acusado pelo TPI - ele divide essa distinção dúbia com déspotas como o ex-presidente sudanês Omar al-Bashier e com o falecido ditador líbio Muammar Gaddafi -, com certeza ele é o mais ilustre. Afinal, ao contrário da Rússia, o Sudão e a Líbia não são membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

https://prosyn.org/hJattKZpt