spence151_ TIMOTHY A. CLARYAFP via Getty Images_stockmarket Timothy A. Clary/AFP via Getty Images

A Economia Global em Transição

NOVA YORK – As recentes abordagens sobre economia e mercados globais têm sido definidas por um conjunto de recorrentes questões. Embora existam muitas partes variáveis e difíceis de capturar em uma única imagem nítida, vale a pena tentar focar melhor alguns dos maiores problemas.

A primeira questão é direta: uma recessão está a caminho? Com as respeitadas previsões de crescimento, como as do Fundo Monetário Internacional, tendo sido revisadas significativamente para baixo e provavelmente serão rebaixadas ainda mais, há boas razões para preocupação. Mas uma recessão global – definida por dois trimestres consecutivos de crescimento negativo do PIB – continua improvável, embora um grande choque, como uma dramática expansão do conflito ou uma repentina e significativa interrupção em um mercado importante como o da energia, possa mudar essa perspectiva.

Algumas economias, no entanto, certamente irão se contrair. O PIB da Rússia certamente encolherá, mesmo com preços mais altos de petróleo e gás, como resultado das severas e provavelmente prolongadas sanções ocidentais. A Europa também provavelmente passará por uma recessão, devido aos altos preços da energia, à forte dependência das importações de combustíveis fósseis e ao (custoso) imperativo de se livrar rapidamente dos suprimentos russos. E muitos países de baixa renda – para os quais os crescentes preços de alimentos e energia estão agravando os efeitos da pandemia – estão enfrentando tempos difíceis.

https://prosyn.org/Bh5yoAOpt