rey2_krisanapong detraphiphatGetty Images_financeclimatechange krisanapong detraphiphat/Getty Images

Observar os Cisnes Verdes

LONDRES – O estatístico Nassim Nicholas Taleb cunhou a designação “cisne negro” para descrever acontecimentos improváveis, difíceis de prever e que podem ter um grande impacto sobre a economia. Os autores de um relatório recente introduziram agora na taxonomia financeira a expressão “cisnes verdes”: eventos causados pelas alterações climáticas e pela perda de biodiversidade.

O aparecimento de cisnes verdes será seguramente mais previsível que o de cisnes negros, já que as alterações climáticas os torna inevitáveis. Mas não existem comparações históricas que nos ajudem a compreender de que forma os riscos climáticos e ambientais como os ciclones, os fogos florestais, as secas e as cheias podem afectar o sistema bancário, a indústria seguradora ou quaisquer outras actividades económicas.

À medida que a actividade económica for sendo redireccionada dos combustíveis fósseis para fontes de energia limpa, algumas actividades desaparecerão, outras emergirão, e o valor dos “activos retidos” cairá a pique. Apesar de este processo ser necessário, terá de ser gerido de tal forma que não crie instabilidade no sistema financeiro.

https://prosyn.org/tBbWlFFpt