rockstrom15_GUIDO KIRCHNERdpaAFP via Getty Images_germany climate GUIDO KIRCHNERdpaAFP via Getty Images

As práticas empresariais verdes depois da COP26

POTSDAM – O que se segue na agenda climática global? A Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP26) deste ano em Glasgow certamente que não foi um fracasso, mas também não teve grande êxito. Apesar de os líderes mundiais terem celebrado alguns novos e prometedores compromissos relativamente a metas, até agora as emissões globais de gases com efeito de estufa não estão a ser reduzidas ao ritmo necessário. E apesar de os compromissos climáticos de alguns países terem sido fortalecidos, a falta de medidas concretas para a sua consecução é uma preocupação real. Ainda constatamos uma enorme lacuna a nível de políticas.

A ciência climática mostra, claramente, que a prosperidade e a equidade futuras residem numa única direcção: no sentido de uma economia global positiva para a natureza e nula em termos carbónicos. Com os eventos meteorológicos extremos deste ano e as mensagens acutilantes e de base científica do sexto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, não necessitamos de confirmações adicionais dos factos. O mundo enfrenta ameaças impressionantes à biodiversidade e à natureza. Para nos mantermos no rumo certo para atingir a neutralidade carbónica em 2050, teremos de reduzir emissões de forma significativa até 2030.

Muitos decisores políticos continuam a protelar, manifestando a sua preocupação de que a acção climática sobrecarregará as empresas. Mas muitos empresários importantes estão a orientar cada vez mais as suas empresas num rumo mais consentâneo com a sustentabilidade. A grande maioria dos mesmos aceitou as conclusões da ciência climática e evoluiu para além da fase da negação e da hesitação. Esta tendência mais alargada foi fácil de testemunhar em Glasgow, onde participaram executivos sénior de muitas das maiores corporações mundiais.

To continue reading, register now.

As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.

Register

or

Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.

https://prosyn.org/XkYqri2pt