mcarthur2_Yuichiro Chino_Getty Images_world Yuichiro Chino/Getty Images

Que comece a grande transição

NOVA IORQUE – Com a vacinação contra a COVID-19 já em curso nalguns países e com os esforços para alargamento do acesso à mesma vacina também a decorrer, não demorará até que os líderes mundiais transfiram a sua atenção da resposta à crise para a recuperação pós-pandemia. Os governos já destinaram 12 biliões de dólares para a resposta à COVID-19, e existirão fortes pressões para se continuar a investir num retorno à “normalidade” pré-pandemia. Mas isso seria um erro.

Pondo de lado as restrições orçamentais, acabámos de constatar que a normalidade pré-pandemia tinha graves consequências para o mundo. A tensão nas nossas interacções com o meio ambiente favoreceu a introdução do coronavírus nos humanos, a nossa economia global e híper-interligada permitiu que se propagasse como um incêndio incontrolável e os seus efeitos especialmente mortíferos sobre as populações mais vulneráveis realçaram as consequências das profundas desigualdades sociais e económicas nos países e entre os mesmos.

Em vez de tentarem restaurar esse modo de vida pré-2020, os nossos líderes deveriam visar a criação de um mundo diferente e melhor. Felizmente, já dispõem de um roteiro para tal nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que corporizam metas económicas, sociais e ambientais que todos os países se comprometeram a atingir até 2030.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/anCps1rpt