construction site Harm Rhebergen/Flickr

A Cilada da Boa Governança

ROMA – O desenvolvimento e a governança aprimorada tendem a caminhar de mãos dadas. Mas, ao contrário da crença popular, há pouca evidência de que o sucesso na implementação de reformas de governança conduza a um desenvolvimento econômico e social mais rápido e abrangente. Na verdade, pode ser o contrário.

O foco na boa governança origina-se na luta para restaurar o crescimento sustentado durante as crises oriundas das dívidas dos países em desenvolvimento na década de 1980. Em vez de reavaliar a abordagem de políticas econômicas predominantes, as instituições de desenvolvimento internacional miraram nos alvos fáceis: os governos de países em desenvolvimento. Aconselhar estes governos sobre como fazer o seu trabalho tornou-se uma nova vocação para estas instituições, que rapidamente desenvolveram novas abordagens "técnicas" para a reforma da governança.

O Banco Mundial, através de mais de 100 indicadores, foi introduzido um índice composto de boa governança, com base na percepção de pareceres e responsabilidade, estabilidade política e ausência de violência, eficácia do governo, qualidade regulatória, estado de direito e níveis de corrupção. Alegando que havia encontrado uma forte correlação entre seus indicadores de governança e desempenho econômico, o Banco alimentou a esperança que havia sido encontrada a chave para o progresso econômico.

https://prosyn.org/JcL8kinpt