Educação Sem Fronteiras

LONDRES – À medida que se aproxima o terceiro aniversário do início da guerra civil Síria, há uma corrida contra o tempo para implementar um projecto educativo inovador junto das vítimas mais atingidas pelo conflito – as centenas de milhares de crianças refugiadas.

Uns chocantes três milhões de crianças Sírias já foram deslocados. Mais de um milhão fugiu da Síria e definha em campos de países vizinhos, especialmente no Líbano, Jordânia, e Turquia. Estas crianças passam agora o seu terceiro inverno longe dos seus lares, escolas, e amigos. Muitas foram separadas de suas famílias, e muitos milhares engrossam todos os dias as fileiras das pessoas desalojadas, no que se está a tornar a maior catástrofe humanitária do nosso tempo.

Mas uma iniciativa inovadora no Líbano, envolvendo professores, agências de ajuda humanitária, e instituições educativas de beneficência abriu uma pequena janela de esperança. Por entre o caos dos campos, das tendas provisórias, e da destituição, a luta por um importante novo princípio da ajuda internacional começou: mesmo em tempos de conflito, as crianças devem ter acesso à educação.

https://prosyn.org/ReXslhgpt