muganda1_SIMON MAINAAFP via Getty Images_vaccines SIMON MAINA/AFP via Getty Images

O investimento na equidade vacinal global reconhece o nosso destino comum

NAIROBI – O extraordinário esforço global para desenvolver vacinas seguras e eficazes contra a COVID-19 em tempo recorde realça a capacidade das vacinas para nos aproximar dos nossos entes queridos e de um mundo mais próspero e justo, onde todos tenham oportunidade de cumprir o seu pleno potencial. As vacinas estão entre as maiores inovações da medicina, ao permitirem que milhares de milhões de pessoas tenham vidas saudáveis. Mas o combate aos surtos de doenças evitáveis pela vacinação (e não apenas de COVID-19) depende de se atingir uma massa crítica com as campanhas de vacinação.

Veja-se o caso da pólio. O encerramento das salas de aula para proteger as crianças dos surtos de COVID-19 pode parecer uma medida sem precedentes, mas um surto de pólio nos Estados Unidos, em 1937, inspirou os programas de rádio-escola: uma inovação pioneira para a formação à distância. Nessa altura, pensava-se que a pólio só afligia os países industrializados, até que um surto importante na África do Sul, em 1948, levou à implementação da primeira fundação africana para a investigação sobre a pólio e originou uma maior consciência da importância global da doença. Na década de 1950, a pólio paralisava em média 600 000 pessoas por ano.

Felizmente, os cientistas desenvolveram as primeiras vacinas contra a pólio nessa década. E desde o lançamento da Iniciativa Global para a Erradicação da Poliomielite em 1988, as vacinas reduziram a incidência global dos casos de pólio selvagem em mais de 99%, de centenas de milhares por ano até um punhado de casos endémicos em apenas dois países restantes: o Afeganistão e o Paquistão. Em 2020, foi confirmada em África a erradicação do poliovírus selvagem, o que proporcionou ao continente uma muito necessária centelha de esperança por entre a pandemia de COVID-19. Uma cobertura vacinal robusta possibilitou acreditar que a pólio poderia tornar-se a segunda doença (depois da varíola) a ser erradicada através da vacinação.

https://prosyn.org/1CFuEMbpt