mmnelson1_JOE KLAMARAFP via Getty Images_journalistsilhouettes Joe Klamar/AFP/Getty Images

Porquê acabar com a crise global dos meios de comunicação?

WASHINGTON, DC – Em praticamente qualquer lugar para onde se olhe hoje em dia, os meios de comunicação social estão em crise. E, infelizmente, embora uma imprensa sólida e livre seja fundamental para uma democracia que funcione bem, os governos democráticos a nível mundial estão a fazer muito pouco para protegê-la.

Em todo o mundo, os meios de comunicação social estão a lutar para adaptar os seus modelos de negócios à era digital, com os jornais locais, em particular, a sucumbir en masse, devido em parte à perda de receitas com a publicidade. Sem publicações locais fidedignas, os leitores tornam-se mais suscetíveis a falsas narrativas e conteúdos sensacionalistas, polémicos ou chamativos (clickbait). À medida que o jornalismo de alta qualidade é marginalizado, os líderes políticos de todo o mundo podem descartar a cobertura pouco lisonjeira como “notícias falsas” e a falta de uma série de factos partilhados desgasta a confiança na democracia e no Estado de direito.

Além disso, da Síria à Eslováquia, os jornalistas estão a ser perseguidos, mantidos reféns, detidos ilegalmente e até assassinados por fazerem o seu trabalho. Seguindo um modelo aperfeiçoado na Hungria, Rússia e Turquia, o modelo dominante de propriedade dos meios de comunicação é agora a “apreensão dos meios de comunicação”, em que os líderes políticos e os seus compinchas endinheirados usam os meios de comunicação social para promoverem os seus projetos autoritários e interesses comerciais. Sem meios de comunicação fiáveis a responsabilizar o governo e as empresas, a corrupção floresce. (A esperança de que os vigilantes dos cidadãos que usam o Facebook e o Twitter ficariam inativos ficou categoricamente frustrada).

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/Zn7Ll6Apt