Fortalecer os Roma da Europa

BUDAPESTE – Por toda a Europa, milhões de pessoas estão a sofrer com o desemprego e a perspectiva de um longo período de estagnação económica. Mas nenhum grupo tem sido mais atingido do que os Roma [ciganos].

Há mais de dez milhões de ciganos a viver na Europa, a maioria concentrada na região dos Balcãs e nos novos países membros da União Europeia, principalmente na Roménia, na Bulgária, na Eslováquia e na Hungria. O que é verdadeiramente chocante é que as suas condições de vida realmente se deterioraram a partir do momento em que muitos deles se tornaram cidadãos da UE. Ao mesmo tempo, a atitude da maioria da população tornou-se mais hostil em quase toda a Europa.

As duas tendências reforçam-se mutuamente: a marginalização gera o desprezo e vice-versa. A única forma de sair desta armadilha é o investimento na educação, que iria pagar enormes dividendos sociais. Considere, por exemplo, que os Roma representam mais de 20% da nova mão-de-obra no mercado de trabalho nos países acima mencionados.

https://prosyn.org/6XKr5uTpt