frankel120_Jakub PorzyckiNurPhoto via Getty Images_gamestop robinhood - Copy Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

O que há de diferente na bolha da GameStop?

CAMBRIDGE – Na última semana de janeiro, o preço das ações da GameStop – loja física de videogames que passa por dificuldades – disparou 323% na semana, e 1.700% no mês. Nada aconteceu com a empresa para causar a alta; seus fundamentos permanecem os mesmos. Foi uma bolha especulativa – mas com uma diferença.

Em toda bolha, investidores que entram e saem na hora certa fazem muito dinheiro, enquanto os que chegam muito tarde ou ficam muito tempo sofrem enormes perdas. Participar de uma bolha especulativa, portanto, é como jogar na roleta de um cassino, com as empresas de serviços financeiros (como a Charles Schwab) e as plataformas de investimento para o varejo (como a Robinhood) no papel da “casa”.

Mas a bolha da GameStop é incomum, porque desafia as duas interpretações mais comuns do mercado financeiro. A primeira é que os mercados financeiros são eficientes em alocar capital para empresas com fundamentos econômicos sólidos e em afastá-lo de empresas inseguras. A segunda é que os traders de Wall Street especulam de maneiras que desestabilizam mercados, obtendo lucros indecorosos às custas dos pequenos.

https://prosyn.org/GWog0lppt