galbraith11_Gerardo VieyraNurPhoto via Getty Images_sputnik Gerardo Vieyra/NurPhoto via Getty Images

A farsa das vacinas do G7

AUSTIN – Num ensaio recente sobre Samantha Power, nomeada pelo presidente Joe Biden como a nova administradora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Michelle Goldberg, do The New York Timesescreve – acertadamente – o “primeiro grande teste de Power ... reside no que os EUA fazem para ajudar a vacinar o resto do mundo contra a COVID-19”. E a própria Power é citada como tendo dito: “Trata-se de uma agenda muito, muito tangível e orientada para os resultados”.

Os resultados pareciam estar a acompanhar a agenda. Goldberg referiu, na altura conveniente, que na cimeira do G7 Biden anunciou que os EUA contribuiriam com 500 milhões de doses de vacinas para serem usadas em “países de baixo e médio rendimento”. De acordo com Goldberg, esse anúncio “estimulou outros países a aumentarem as suas contribuições”, garantindo “mil milhões de doses até 2022”.

Com a exceção de que isso não aconteceu. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o verdadeiro novo compromisso era de 870 milhões de doses adicionais, e não mil milhões, “com o objetivo de entregar pelo menos metade até ao final de 2021”. Por outras palavras, o “objetivo” seria obter “pelo menos” 435 milhões de doses adicionais de vacinas para a iniciativa COVAX (o mecanismo internacional estabelecido para garantir o acesso à vacina nos países mais pobres), “até 2022”. Mesmo que mil milhões de doses cheguem ao longo de 2022, Agnès Callamard, a secretária-geral da Anistia Internacional, apelidou-as de uma “gota no oceano”, feita de “meias medidas insignificantes e gestos insuficientes”. Tal como Gavin Yamey, da Duke University, resumiu o resultado para um grupo de trabalho da revista Lancet os “países ricos comportaram-se pior do que os piores pesadelos de qualquer pessoa”.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/DIQ5lnTpt