Um Orçamento Melhor para a UE

BRUXELAS – Impedir o declínio económico da Europa e ultrapassar a sua crise de competitividade exigirá soluções radicais. Mas os líderes da União Europeia permanecem agarrados a prioridades antigas – uma falta de visão evidente nas negociações sobre o Quadro Financeiro Plurianual (QFP) da UE para 2014-2020.

Mais uma vez, os interesses nacionais de curto prazo sobrepõem-se à necessidade de um orçamento para a UE que seja inovador, flexível e eficiente. O Parlamento Europeu, que pela primeira vez deve aprovar o QFP, deveria usar a sua nova influência para apoiar o interesse público genérico da UE e compensar os interesses míopes e instalados dos estados membros individuais.

Num clima de restrição orçamental, é pouco surpreendente que o Conselho da Europa tenha concordado este ano em reduzir o orçamento da UE em 3,4% relativamente ao QFP de 2007-2013. Mas, com a austeridade sob fogo e os países da UE a perspectivar um encorajamento da despesa, o Conselho deveria considerar também a estrutura do orçamento, e garantir que o QFP não dificulta o crescimento e o investimento futuros.

https://prosyn.org/jscVac9pt