cardenas12_Lukas SchulzeGetty Images_carbon Lukas Schulze/Getty Images

Como atingir a neutralidade carbónica

WASHINGTON, DC/BOGOTÁ – A ciência é clara: para evitar os efeitos mais prejudiciais das alterações climáticas, o mundo tem de atingir zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa (GEE) por volta de meados do século. Isso significa reduzir as emissões de GEE causadas pelo homem aos níveis mais baixos possíveis e equilibrar as emissões restantes removendo permanentemente uma quantidade equivalente de GEE da atmosfera. Depois disso, o mundo tem de garantir que a remoção de GEE excede as emissões.

Atingir a neutralidade carbónica (Net Zero) exigirá uma transformação fundamental da energia e dos sistemas industriais a nível mundial, dos transportes e das infraestruturas, bem como da agricultura, silvicultura e uso da terra. Os próximos 10-15 anos serão decisivos. Embora o mundo tenha muitas metas climáticas ambiciosas a longo prazo, faltam estratégias para implementar os investimentos e as políticas certas.

Além disso, a redução efetiva e sustentável das emissões também deve contribuir para o amplo desenvolvimento económico, incluindo a proteção dos trabalhadores, das comunidades locais e dos direitos humanos. O mundo não deve atingir a neutralidade carbónica à custa dos grupos vulneráveis, mas sim de uma forma que garanta uma transição justa para eles.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/pxKL3Ygpt