Menstrual products Allison Shelley/For The Washington Post via Getty Images

Desmistificar A Menstruação

LONDRES/BALTIMORE – A menstruação é tão natural como um batimento cardíaco. No entanto, para as mulheres mais vulneráveis do mundo - incluindo refugiadas, sem-abrigo, adolescentes e deslocadas devido a situações de emergência – o período pode ser uma experiência angustiante e até mesmo perigosa.

Em muitas sociedades, a menstruação de uma mulher é um tema envolto em eufemismo e sigilo devido a crenças comuns que podem fazer com que as mulheres jovens e adultas se sintam envergonhadas, isoladas e inseguras. Quando a esta situação se junta a falta de acesso a produtos sanitários ou a lugares seguros e privados onde estes possam ser usados, os resultados podem ser socialmente e emocionalmente devastadores.

As dificuldades em lidar com a menstruação podem ter consequências negativas na capacidade de trabalhar ou de ir à escola, agravando a ansiedade, o stress e o medo das mulheres e das raparigas. As práticas menstruais perigosas colocam também sérios riscos à saúde. Em algumas partes da África Subsariana e do sul da Ásia, por exemplo, as mulheres e as raparigas são frequentemente forçadas a usar produtos de protecção ineficazes e anti-higiénicos, tais como lama, folhas ou esterco, o que aumenta o risco de infecção.

https://prosyn.org/Fv1FRCPpt