delong241_Kent Nishimura  Los Angeles Times via Getty Images_federalreserve Kent Nishimura/Los Angeles Times via Getty Images

Por que as opções do Federal Reserve dos EUA são limitadas

BERKELEY - Que política econômica o Federal Reserve dos EUA vai anunciar após a reunião de dois dias do Comitê Federal de Mercado Aberto desta semana, e que política ele deveria anunciar?

A primeira pergunta é fácil: Há uma probabilidade alta - 75% - de que o Fed vá seguir sua orientação anterior e aumente sua meta para as taxas de juros nominais seguras de curto prazo que o órgão controla em 50 pontos-base, de 0,75-1% para 1,25-1,5%. Ao validar suas declarações anteriores, o Fed espera direcionar a economia na direção desejada ao moldar as expectativas das taxas de juros futuras.

Como essa estratégia de “mirar na mandíbula” só funciona se a orientação futura do Fed for confiável, construir e manter essa confiança é por si só um objetivo de peso da política econômica. O Fed deve se desviar de orientações para avançar apenas se houver evidências significativas de que a economia está indo no caminho errado. Hoje, não existe tal evidência. As expectativas do mercado obrigacionista quanto à tendência de inflação do índice de preços ao consumidor de longo prazo subjacente permanecem abaixo de 2,5% ao ano - menor que no período anterior a 2014, quando ninguém racional tinha motivos para temer que a inflação do IPC logo se desviasse para cima de sua meta.

https://prosyn.org/ojN3Hzxpt