O Fed Sob Ataque

CAMBRIDGE – A Reserva Federal está sob ataque. Decretos que sujeitam o banco central dos Estados Unidos a uma “auditoria” do Gabinete de Contabilidade Governamental serão provavelmente aprovados por ambas as câmaras do Congresso. Também está a ser considerada legislação que fixaria a uma fórmula pré-determinada o modo como o Fed define as taxas de juro.

Quem estivesse alheado do ataque iminente só precisava de ouvir a reprimenda recebida recentemente no Capitólio pela Presidente do Fed, Janet Yellen. Os Membros do Congresso criticaram Yellen por se encontrar em privado com o presidente e com o secretário do tesouro, e acusaram-na de envolver-se em questões tangenciais à política monetária.

Outros ainda, como Richard Fisher, o presidente cessante do Fed de Dallas, insurgiram-se contra o papel especial do Banco da Reserva Federal de Nova Iorque. Como reflexo das pesadas responsabilidades regulatórias do Fed de Nova Iorque, devido à sua proximidade ao centro financeiro, o seu presidente tem assento permanente no Comité Federal de Mercado Aberto, o órgão que define a taxa de juro de referência do Fed. Isto, avisam os seus detractores, confere a Wall Street privilégios na operação do Sistema da Reserva Federal.

https://prosyn.org/wMocz9Ept