bbrende2_Photographer is my lifeGetty Images_globecitydataconnections Photographer is my life/Getty Images

Reforçar a cooperação num mundo conturbado

DAVOS – O mundo encontra-se num ponto de viragem, com o poder a ser transferido e dispersado de modos que assinalam a emergência de uma nova era multipolar. No resultante e conturbado ambiente global, aumentam as oportunidades para concorrer ou cooperar em vários domínios. Em áreas como a economia, a tecnologia e o ambiente, a questão reside em saber se os intervenientes procurarão progredir no sentido de objectivos comuns, ou se pretenderão obter vantagens estratégicas sobre os seus concorrentes.

Durante a maior parte da era pós-Guerra Fria, as questões comerciais, da investigação científica e das alterações climáticas estiveram em grande parte isoladas das considerações da concorrência global. Por exemplo, as economias dos EUA e da China prosperaram conjuntamente durante 20 anos, estimulando oportunidades de mercado e investimento para outros, através de um sistema financeiro e comercial global e aberto.

De modo semelhante, o boom da Internet dos primeiros anos deste século só foi possível graças a uma plataforma comum e facilmente acessível, que permaneceu em grande medida à margem de rivalidades nacionais. Como consequência, o número de pessoas que usam a Internet em todo o mundo aumentou exponencialmente, de pouco mais de 400 milhões em 2000 para aproximadamente dois mil milhões em 2010.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

Get unlimited access to PS premium content, including in-depth commentaries, book reviews, exclusive interviews, On Point, the Big Picture, the PS Archive, and our annual year-ahead magazine.

https://prosyn.org/UoQHDZ8pt