ECB headquarters Frankfurt Luo Huanhuan/ZumaPress

Democratizar a zona Euro

ATENAS – Tal como Macbeth, os decisores políticos tendem a cometer novos pecados para ocultarem os seus delitos anteriores. E os sistemas políticos provam o seu valor pela rapidez com que põem fim aos erros, em série e que se reforçam mutuamente, das políticas dos seus responsáveis. À luz deste critério, a zona euro, que inclui 19 democracias estabelecidas, representa a maior economia não-democrática do mundo.

Após o início da recessão posterior à crise financeira global de 2008, os decisores políticos da China passaram sete anos a substituir o decréscimo da procura das exportações líquidas do seu país, por uma bolha de investimento interno, inflacionada pelas vendas agressivas de terrenos realizadas por governos locais. E quando chegou, este Verão, o momento do ajuste de contas, os líderes da China gastaram 200 mil milhões de dólares de reservas arduamente ganhas para fazerem de Rei Canuto, tentando conter a maré de um descalabro no mercado bolsista.

Contudo, comparado com a União Europeia, o esforço do governo Chinês para corrigir os seus erros – eventualmente permitindo que baixassem as taxas de juro e os valores das acções – parece um paradigma de rapidez e eficiência. Com efeito, o falhado “programa de consolidação e reforma fiscal” Grego, e o modo como os líderes da UE se agarraram a ele, apesar dos cinco anos de provas de que o programa nunca poderia resultar, é sintomático de um falhanço mais alargado de governação Europeia, um com profundas raízes históricas.

https://prosyn.org/snSBagTpt