borrell11_rterraUniversal Images Group via Getty Images_arctic melt rterraUniversal Images Group via Getty Images

A visão da UE para o Ártico

BRUXELAS – A região do Ártico está a sofrer mutações rápidas devido às repercussões do aquecimento global, a uma concorrência cada vez mais renhida pelos seus recursos e a rivalidades geopolíticas. No que respeita ao futuro da região, a União Europeia tem interesses a defender e um contributo significativo a dar. Tencionamos intensificar o nosso empenhamento nesta zona através de medidas de combate às alterações climáticas, da cooperação internacional, de um desenvolvimento económico sustentável e da prioridade às pessoas.

Graças ao Pacto Ecológico Europeu, em 2050 a Europa será o primeiro continente com um impacto neutro no clima; o nosso compromisso juridicamente vinculativo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 55 % até 2030 constitui uma referência a nível mundial. O Pacto Ecológico Europeu e a nova abordagem da UE para promover uma economia azul sustentável estão no centro da estratégia da União para o Ártico. Entre as nossas principais propostas figuram um apelo à não-exploração do petróleo, do gás e do carvão, incluindo nas regiões árticas, e o estabelecimento de uma presença permanente da UE na Gronelândia.

Esta tarefa não poderia ser mais urgente. As alterações climáticas dizem-nos respeito a todos, mas no Ártico estão a acontecer a um ritmo duas vezes mais rápido do que no resto do mundo. Em breve, alguns troços litorais da região deixarão de estar cobertos de gelo durante o verão e, com o tempo, também durante o inverno. O degelo e o derretimento do pergelissolo estão a libertar grandes quantidades de metano, acelerando ainda mais o aquecimento global, enquanto a subida do nível do mar está a ameaçar cada vez mais as comunidades costeiras em todo o mundo. O relatório do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas das Nações Unidas, de agosto de 2021, sublinhou que na base destes desenvolvimentos estão as atividades humanas.

To continue reading, register now.

As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.

Register

or

Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.

https://prosyn.org/Wp8DZJVpt