hoyer17_JOHN MACDOUGALLAFP via Getty Images_europeelectricvehiclebattery John Macdougall/AFP via Getty Images

O que é necessário agora para a economia da Europa

LUXEMBURGO – Confrontados com crescentes lacunas de investimento, a maioria dos legisladores europeus parece pensar ser altura para outro pacote abrangente de estímulos, apesar da inflação elevada e dos níveis elevados de dívida pública. Mas temo que estejam enganados.

O estímulo só forçaria o Banco Central Europeu a aumentar ainda mais, e mais depressa, as taxas de juro. Do que precisamos, pelo contrário, é de apoio direccionado, nomeadamente em sectores que sejam verdes e com probabilidade de promover a resiliência e a competitividade. Os recursos necessários têm de ser mobilizados rapidamente e numa escala ao nível de toda a UE, com o objectivo expresso de mobilizar o investimento privado.

Tem havido muita lamentação na Europa sobre a ameaça representada pela Lei de Redução da Inflação (LRI) dos EUA. Porém, apesar de todos os receios que provocou, em última análise a LRI é um passo na direcção certa. Proporciona um apoio substancial aos sectores verdes que necessitam urgentemente de mais investimento, e mostra que os Estados Unidos e a Europa estão finalmente alinhados na prossecução de uma transformação económica sustentável. Os europeus deveriam saudar o entusiasmo dos EUA na ampliação da sua capacidade de energias renováveis, e isso significa fazer corresponder as palavras aos actos.

https://prosyn.org/gRJiz5cpt