eichengreen165_Jan Woitaspicture alliance via Getty Images_germanygas Jan Woitas/picture alliance via Getty Images

Economia da Europa na ponta da faca

BERKELEY – A economia da Europa está bem equilibrada entre recessão e crescimento. A ponta da faca é afiada porque os formuladores de políticas europeus têm exatamente zero controle sobre o resultado.

Antes do ataque do presidente russo Vladimir Putin à Ucrânia, a recuperação europeia dos danos causados pela pandemia de covid-19 vinha se solidificando. A produção industrial aumentou em janeiro, e o comércio varejista se recuperou. O sentimento econômico melhorou na primeira quinzena de fevereiro, superando os níveis pré-pandemia. Mas então a guerra abalou a confiança dos consumidores, aumentando a incerteza e elevando os preços de energia e das commodities. Em meados de março, o indicador de confiança do consumidor da Comissão Europeia caiu para seu menor nível desde o início da pandemia.

Até agora, no entanto, os dados mostram apenas um leve abrandamento da demanda e interrupções limitadas na oferta. Eles não sinalizam nada que remotamente se pareça com o colapso nas atividades que acompanhou os bloqueios pandêmicos de 2020-21. O rastreador semanal de atividade econômica da OCDE, que usa machine learning e dados do Google Trends para prever mudanças em tempo real, de modo semelhante indica apenas uma desaceleração moderada. As receitas das bilheterias de cinema estão estáveis. As receitas dos restaurantes estão estáveis. Os dados do serviço de navegação TomTom não sugerem uma queda grande nas atividades relacionadas à mobilidade.

To continue reading, register now.

As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.

Register

or

Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.

https://prosyn.org/BPPEdh5pt