hoyer7_Pool CHUTE DU MUR BERLINGamma-Rapho via Getty Images_berlinwall Pool/Chute du mur Berlin/Gamma-Rapho via Getty Images

Lições do pós-comunismo para a transição verde

BRUXELAS – Três décadas depois dos eventos que levantaram a Cortina de Ferro e que desencadearam a integração da Europa Central, do Leste e do Sudeste na economia global, estamos à beira de uma nova transição histórica. Desta vez, porém, será o mundo inteiro a mudar.

À medida que transitamos para uma economia amiga do ambiente e verdadeiramente digital, devemos estar atentos às lições da Europa pós-comunista da década de 1990. Uma destas lições é que as normas e os padrões comportamentais incorporados na sociedade não podem ser anulados de um dia para o outro. A mudança demora, e é por isso que nunca é demasiado cedo para iniciar o processo.

Uma segunda lição é que qualquer caminho para a transição será acidentado. Tal como a evolução dos sistemas políticos e económicos depois do comunismo, a transição para uma sociedade de “emissões líquidas nulas” pode perturbar as vidas dos indivíduos e aprofundar as desigualdades sociais.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/FDEOY98pt