vestager3_OLIVIER MATTHYSPOOLAFP via Getty Images_dsa dma OLIVIER MATTHYS/POOL/AFP via Getty Images

Derrubar os muros das grandes empresas de tecnologia

BRUXELAS – Nos próximos meses, entrarão em vigor novas leis na Europa – pioneiras em todo o mundo – para responsabilizar as grandes empresas de tecnologia perante as sociedades onde operam e fazem negócios. Nesta altura, já todos nós ouvimos falar sobre os perigos que as grandes plataformas online representam para as nossas vidas, para as nossas democracias, para a saúde mental dos nossos filhos e para a concorrência económica. Agora, a União Europeia está a fazer algo a esse respeito.

Para cada uma dessas ameaças, são os mesmos processos básicos que entram em ação. Os algoritmos restringem as conversas a pequenos grupos de “amigos” determinados pelos dados, enquanto os guardiães restringem os mercados online para benefício próprio. Com essas restrições, surge o risco de perdermos de vista um mundo mais amplo, e um mercado mais amplo, ao nosso redor.

Durante décadas, as plataformas tecnológicas tiveram liberdade para fazer o que quisessem e havia muito pouca legislação para lhes traçar limites à medida que assumiam um controlo cada vez maior dos canais de informação do mundo. Mas isso começou a mudar há alguns anos, quando a UE liderou um esforço global para restabelecer algum equilíbrio na economia digital, garantindo justiça e proteções básicas para as pessoas.

https://prosyn.org/2PjNxaQpt