rodrik200_PetmalGetty Images_sustainablefinance Petmal/Getty Images

Governança por uma economia saudável

CAMBRIDGE – Nosso mundo vem passando por uma transição econômica que irá exigir ação governamental eficaz em várias frentes para administrar as mudanças climáticas, garantir a saúde pública e reconstruir nossas classes médias por meio de bons empregos e inovação. Mas será que nossos governos estão à altura?

Há um ceticismo quase universal quanto à capacidade dos governos de liderar e conseguir mudanças positivas. Tais dúvidas podem ser bem colocadas. Polarização e populismo autoritário – que se reforçam mutuamente – têm superado a esfera pública em muitos países e enfraquecido a capacidade das sociedades de construir uma ação coletiva, tanto doméstica quanto multilateral, contra problemas comuns.

Não só isso, uma preocupação mais duradoura sobre o governo é que ele não tem informação suficiente nem as habilidades necessárias para conseguir mudanças estruturais positivas na economia. Dê poder demais aos governos, diz o argumento, e eles vão direcionar recursos para os lugares errados e se tornar ferramentas cativas de interesses particulares. Esse argumento está no coração do neoliberalismo, e terá de ser superado por qualquer paradigma que o suceda – como o produtivismo – para dar certo.

https://prosyn.org/06K3owkpt