Colombia boy mine worker development Josh Rushing/Flickr

Por que o Progresso Social Importa

CAMBRIDGE – O crescimento econômico tirou centenas de milhões de pessoas da pobreza e melhorou muitas outras vidas ao longo dos últimos cinquenta anos. Mas é cada vez mais evidente que um modelo de desenvolvimento humano, com base no progresso econômico sozinho é incompleto. Uma sociedade que deixa de atender necessidades básicas humanas, dar condições aos cidadãos para melhorar sua qualidade de vida, proteger o ambiente e proporcionar oportunidade para muitos dos seus cidadãos não é bem sucedido. O crescimento inclusivo exige progresso econômico e social.

As armadilhas de se concentrar só no PIB são evidentes nas conclusões do Índice de Progresso Social 2015, divulgado em 9 de abril. O IPS, criado em colaboração com Scott Stern do MIT e a entidade sem fins lucrativos, Social Progress Imperative, mede o desempenho de 133 países em várias dimensões de desempenho social e ambiental. É o quadro mais abrangente desenvolvido para medir o progresso social e o primeiro a medir o progresso social independentemente do PIB.

Delineando 52 indicadores de desempenho social de um país, o IPS oferece uma ferramenta prática para que governo e líderes empresariais possam aferir o desempenho do país e priorizar aquelas áreas onde a melhoria social é mais necessária. O IPS, portanto, fornece uma base empírica  e sistemática para orientar a estratégia para o crescimento inclusivo.

https://prosyn.org/5nHwqKHpt