eichengreen132_Ramin TalaieCorbis via Getty Images_william c dudley Ramin Talaie/Corbis via Getty Images

Dudley agiu bem?

HANALEI, HAVAÍ – William Dudley, o anterior presidente do Banco da Reserva Federal de Nova Iorque, mexeu recentemente num ninho de vespas quando apelou ao Fed que considerasse o impacto das suas políticas nas eleições presidenciais de 2020. Na verdade, Dudley prestou um relevante serviço público ao observar que a política do Fed pode influenciar a política, por vezes com implicações profundas para o rumo dos Estados Unidos. Mas isso não significa que as suas recomendações fossem certeiras.

A lógica de Dudley foi clara. Se o Fed baixar as taxas de juro em resposta às turbulentas acções de política comercial de Trump, o presidente poderá ser encorajado a recorrer a mais acções análogas. Trump acredita que os EUA e a China estão envolvidos numa guerra comercial até à morte. Mas também reconheceu que o mercado bolsista reage negativamente às suas ameaças de tarifas aduaneiras, que a incerteza relativa ao comércio enfraquece o crescimento, e que isso prejudica as suas hipóteses de reeleição.

A preocupação é que, caso o Fed flexibilize a política, minimizando assim o abrandamento do investimento e do crescimento induzido pela incerteza, Trump se sinta à vontade para intensificar os seus ataques comerciais contra a China. Como afirmou Dudley, o Fed deve “deixar perfeitamente claro que Trump assumirá as consequências dos seus actos”.

https://prosyn.org/ha4sTyxpt