krauss50_ALBERTO PIZZOLIPOOLAFP via Getty Images_draghi speech Alberto Pizzoli/Pool/AFP via Getty Images

O triângulo de poder de Draghi

STANFORD – O primeiro discurso de Mario Draghi como primeiro-ministro da Itália deixou claro que seu governo de união nacional não será voltado apenas para política interna e reformas políticas na Itália, mas também na Europa. Draghi sinalizou nada menos que uma reconfiguração dramática da política europeia, com grandes consequências para a Europa e para as relações da União Europeia com a Rússia e os Estados Unidos.

No papel de primeiro-ministro, Draghi será um integrante do influente Conselho Europeu; na verdade, ele deve ser uma de suas principais lideranças, ao lado de seus pares da França e Alemanha, Emmanuel Macron e Angela Merkel. Como Jörg Asmussen – integrante da diretoria executiva do Banco Central Europeu quando Draghi foi presidente da instituição – disse pouco antes do italiano assumir o cargo: “a política europeia pode ficar mais parecida com um triângulo.”

Asmussen estava certo. Em seu discurso inaugural a parlamentares italianos, Draghi destacou que a Itália teria de “se estruturar melhor e fortalecer a relação estratégica e essencial com a França e a Alemanha”. Claramente, a reconfiguração da política europeia será uma das maiores prioridades do governo Draghi. “Sem Itália, não existe Europa”, afirmou ele.

https://prosyn.org/4lPGqiJpt