Putin, o Grande

PARIS – Um dia, monumentos em honra de Vladimir Putin poderão surgir em cidades russas, com a inscrição: “O homem que devolveu a Crimeia à Mãe Rússia”. Mas talvez os monumentos também sejam erguidos em muitas praças europeias, proclamando o Presidente da Rússia como “O Pai da Europa Unida”. De facto, o rápido avanço de Putin para anexar a Crimeia fez mais para harmonizar as perspectivas dos governos europeus na Rússia do que dezenas de reuniões bilaterais ou multilaterais.

Na semana passada, em Berlim, ouvi as elites francesas e alemãs falarem a uma só voz em discutirem sobre como reagir à agressão da Rússia na Ucrânia. Naturalmente, as palavras não são acções. No entanto, graças a Putin, a União Europeia pode ter encontrado a nova narrativa e o impulso que tem procurado desde a queda do Muro de Berlim.

A Europa precisa desesperadamente desse impulso. Confrontada com um desejo neo-imperial da Rússia em rever a ordem pós-Guerra Fria na Europa, a UE tem de falar a uma só voz se quiser parecer forte e credível. E deve falar unida com os Estados Unidos, tal como fez (principalmente) durante a Guerra Fria.

https://prosyn.org/f8Gn2TZpt