spence129_Matt CardyGetty Images_online shopping warehouse Matt Cardy/Getty Images

Sobre a redução das disparidades de informação na economia digital

MILÃO – Há muito que se sabe que as assimetrias de informação entre compradores e vendedores prejudicam o desempenho dos mercados. Mas, graças à tecnologia digital e aos enormes e acessíveis conjuntos de dados por ela gerados, estas lacunas de informação estão a ser colmatadas, e as assimetrias estão a diminuir.

Até há pouco tempo, a formação dos mercados era condicionada por fronteiras físicas e geográficas. Um requisito prévio para a formação de um mercado é que os compradores e os vendedores sejam capazes de se encontrar, e tradicionalmente este processo tem-se realizado em espaços físicos como mercados, bolsas de valores, lojas ou concessionários (ainda que os intermediários utilizem telefones e máquinas de fax para facilitar as transacções). As coisas começaram a mudar com o eBay, o modelo original para muitos mercados on-line. Subitamente, as fronteiras geográficas deixaram de funcionar como barreiras intransponíveis entre compradores e vendedores que estivessem consideravelmente dispersos.

Possivelmente, a libertação dos mercados das suas restrições geográficas teve o seu maior impacto no acesso aos mercados por parte das populações em locais remotos. Em muitos locais do mundo, e para subconjuntos de potenciais consumidores em toda a parte, os canais on-line podem ser a única opção prática para aceder a uma grande gama de produtos e serviços, nomeadamente a cuidados de saúde primários e ao ensino. Isto verifica-se tanto do lado da procura como do lado da oferta. E como os consumidores desfrutam de um acesso alargado a bens e serviços, os vendedores e produtores podem expandir-se de forma dramática para satisfazer o aumento da procura. Na China, por exemplo, a expansão digital do mercado potencial para pequenas e médias empresas foi um importante dinamizador de grande parte do desenvolvimento do Alibaba, demonstrando como as tecnologias digitais, juntamente com o rápido crescimento global da Internet móvel, podem promover padrões de crescimento mais inclusivos.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/QX2Ixcjpt