vaccination Mohammed Huwais/AFP/Getty Images

Novas vias para a liderança no desenvolvimento internacional

SEATTLE – A ajuda pública ao desenvolvimento (APD) contribui para salvar vidas, construir sociedades mais estáveis e mais seguras e lançar "poder suave" em todo o mundo. Trata-se de um aspecto que o meu chefe, Bill Gates, trouxe recentemente para casa, quando se dirigiu aos principais teóricos militares e da segurança do Reino Unido no Royal United Services Institute, em Londres.

Tinha sido perguntado a Bill Gates como é que responderia a um britânico que se sentisse "desmoralizado" pelo facto de o Reino Unido ser um dos poucos países que cumprem o compromisso assumido com as Nações Unidas de gastar 0,7% do seu rendimento nacional bruto na ajuda ao desenvolvimento. No entanto, sublinhar o impacto da APD britânica era apenas parte da resposta; Bill Gates salientou também muitos outros países que também cumprem os seus compromissos em matéria de ajuda.

Na Europa, a Dinamarca, há já algum tempo que a Holanda, a Noruega, o Luxemburgo e a Suécia têm dado cumprimento ao limiar estabelecido pela ONU, e a Alemanha veio recentemente juntar-se a esta categoria. A França ainda não atingiu essa categoria, mas está a aumentar a sua contribuição.

https://prosyn.org/uauxxaRpt