Um Novo Rumo para a Saúde Global

NOVA IORQUE – É fácil ficar desencorajado com o estado actual da cooperação internacional, mas a saúde global continua a ser uma área em que o mundo se reuniu para fazer o bem de modo significativo. Durante a última dúzia de anos, iniciativas internacionais distribuíram tratamento para o VIH/SIDA a milhões de pessoas, expandiram a imunização infantil, e impulsionaram um crescimento dramático no apoio global à abordagem a outros desafios de saúde, da malária à saúde materna.

O apoio internacional à saúde global é um investimento na prosperidade futura dos países em desenvolvimento e no bem-estar dos seus povos. É um investimento que os países mais ricos do mundo podem perfeitamente custear.

Por exemplo, os Estados Unidos são o maior contribuinte para a ajuda à saúde global, que totalizou apenas 0,23% da despesa dos EUA em 2013. O retorno desse investimento foi notável. A mortalidade infantil está a cair a pique. Milhões que teriam de outro modo perecido com o VIH/SIDA estão hoje vivos. Países que eram receptores de ajuda são cada vez mais auto-suficientes – e tornaram-se consequentemente melhores parceiros comerciais e estratégicos.

https://prosyn.org/uKUa18spt