bapna2_Nayan KarSOPA ImagesLightRocket via Getty Images_bangladesh flood Nayan Kar/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Como enfrentar a tripla crise dos países vulneráveis

WASHINGTON, DC – O ano de 2020 mudou tudo. O mundo enfrenta agora crises interligadas de saúde, económicas e climáticas que não têm paralelo histórico. Estas ameaças convergentes afetam a todos, mas são especialmente devastadoras para os países em desenvolvimento vulneráveis.

A tragédia é que estes países recebem relativamente pouco apoio público direto para criar resiliência às alterações climáticas e a assistência ao desenvolvimento está a ser reduzida em vez de alargada. Tal como o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, mencionou na recente Cimeira da Ambição do Clima das Nações Unidas, os países desenvolvidos não estão no caminho certo para cumprir o seu compromisso de fornecer 100 mil milhões de dólares por ano para apoiar os esforços climáticos dos países em desenvolvimento.

A comunidade internacional tem de mostrar agora solidariedade e ajudar os países vulneráveis ​​a resistir às múltiplas ameaças que enfrentam. Fazer isso é do interesse de todos, porque os efeitos das alterações climáticas, a pandemia de COVID-19 e os choques económicos não conhecem fronteiras.

https://prosyn.org/beU3ol3pt