Africa doctor child health care UN Photo/Tobin Jones/Flickr

Revertendo a Fuga de Cérebros da Saúde na África

OXFORD – Existe uma consternação compreensível sobre o plano de Uganda para enviar quase 300 trabalhadores de saúde para Trinidad e Tobago. O plano supostamente inclui quatro dos 11 psiquiatras registrados de Uganda, 20 dos seus 28 radiologistas e 15 dos seus 92 pediatras. Em troca, o país caribenho (que tem uma taxa de médico para paciente 12 vezes superior à de Uganda) vai ajudar Uganda  a explorar seus campos de petróleo recém-descobertos.

O ministro dos negócios estrangeiros de Uganda diz que o acordo faz parte da sua missão de promover os interesses do país no exterior, através da transferência de competências e tecnologia, bem como uma oportunidade de ganhar divisas pela oferta de emprego aos seus cidadãos. Mas os doadores internacionais de Uganda não estão convencidos; os Estados Unidos manifestaram uma enorme preocupação e a Bélgica suspendeu a ajuda ao desenvolvimento para o setor de saúde de Uganda.

Dois amigos meus, um ginecologista e um pediatra, se candidataram para ir. Eu ainda trabalhava com eles em Uganda e poderia ter sido tentado a juntar-me ao êxodo. Profissionais de saúde de Uganda são talentosos e altamente qualificados, mas muitas vezes trabalham em condições terríveis e com grande sacrifício pessoal. Então não é de se surpreender que eles fiquem desanimados e busquem oportunidades profissionais em outro lugar. Eles sabem que o status quo está falhando e que algo tem de mudar.

https://prosyn.org/cIY4Pa0pt