rogoff194_Yuichiro ChinoGetty Images_worldstockmarketcrash Yuichiro Chino/Getty Images

A desglobalização prejudicará o crescimento em todo o lado

CAMBRIDGE – É provável que a economia mundial pós-pandemia venha a ser uma economia muito menos globalizada, com líderes políticos e populações a rejeitarem a abertura de uma maneira que nunca se viu desde as guerras tarifárias e as desvalorizações competitivas da década de 1930. E a consequência não será apenas um crescimento mais lento, mas uma queda significativa nas receitas nacionais para todas as economias, exceto para as maiores e mais diversificadas.

No seu livro profético de 2001, The End of Globalization, o historiador da economia de Princeton, Harold James, mostrou como é que uma era anterior de integração económica e financeira global entrou em colapso sob a pressão de eventos inesperados durante a Grande Depressão da década de 1930, culminando na Segunda Guerra Mundial. Hoje, a pandemia de COVID-19 parece estar a acelerar outro afastamento da globalização.

O atual retrocesso começou com a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016 nos EUA, que levou a guerras tarifárias entre os Estados Unidos e a China. A pandemia terá, provavelmente, um impacto negativo a longo prazo ainda maior no comércio, em parte porque os governos reconhecem cada vez mais que precisam de considerar a capacidade do setor da saúde pública como um imperativo de segurança nacional.

https://prosyn.org/RqNnq7fpt