Women in Kinshasa Eduardo Soteras/Stringer

Em defesa da Globalização

LONDRES – Estive recentemente no maravilhoso Chile para um Congresso do Futuro, e tive oportunidade de viajar para sul, até à ponta da América Latina. Também fiz recentemente um documentário radiofónico para a BBC intitulado “Consertar a globalização,” (NdT: “Fixing globalization”, no original) durante o qual cruzei o Reino Unido à procura de ideias para melhorar determinados aspectos da mesma, e discuti questões actuais com especialistas de renome. Em ambos os casos, vi coisas que me convenceram de que já é tempo para alguém vir em defesa da globalização.

O Chile é hoje o país mais rico da América Latina, com um PIB per capita que ronda os 23.000 USD, semelhante ao dos países da Europa Central. Isto é um grande feito para um país que depende tão fortemente da produção de cobre, e diferencia o Chile de muitos dos seus vizinhos. Como muitos outros países, o Chile enfrenta desafios económicos, e a sua taxa de crescimento deixa algo a desejar; mas também tem muitas oportunidades prometedoras além das suas fronteiras.

Por exemplo, quando chefiei uma revisão sobre resistência antimicrobiana, aprendi que o cobre tem propriedades antibacterianas potentes, e que é um material ideal para utilização em instalações clínicas, onde abundam normalmente as bactérias. Isto significa que os produtores de cobre como o Chile, a Austrália, e o Canadá podem melhorar a saúde mundial, e impulsionar as suas exportações, se introduzirem infra-estruturas acessíveis de cobre nos hospitais e noutras instalações clínicas de todo o mundo.

https://prosyn.org/0c90urOpt