http://prosyn.org/8RdKcpV/pt;
New Comment
Email this piece to a friend
Contact us
Please select an option
- Secure publication rights
- Submit a commentary for publication
- Website help
- Careers
- Advertise with us
- Feedback/general inquiries
- Education Subscriptions
- Corporate Subscriptions
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
ADIS ABEBA – O que reserva o futuro para a economia global? As condições de vida melhorarão globalmente, à medida que os países pobres de hoje saltam etapas tecnológicas para alcançar os países mais ricos? Ou será que a prosperidade nos escorregará entre os dedos à medida que a ganância e a corrupção nos forem conduzindo ao esgotamento dos recursos vitais e à degradação do meio ambiente do qual depende o bem-estar humano? O maior desafio actual da humanidade consiste em assegurar um mundo de prosperidade em vez de um mundo em ruínas.
Como um romance com dois finais possíveis, a nossa história ainda está por escrever neste novo século. Não há nada de inevitável acerca do alastramento – ou do colapso – da prosperidade. Mais do que conhecemos (ou talvez queiramos admitir), o futuro é uma questão de escolha humana, e não uma mera predição.
Apesar da crise actual na Europa e nos Estados Unidos, o mundo em desenvolvimento tem sustentado o rápido crescimento económico. Enquanto o Fundo Monetário Internacional prevê que as economias avançadas crescerão apenas 1,5% em 2013, o crescimento nos países em vias de desenvolvimento deverá atingir 5,6%. As economias em desenvolvimento na Ásia, que marcam agora o ritmo global, deverão crescer cerca de 7,2%, com a produção na África Subsaariana preparada para crescer a uns saudáveis 5,7%.
We hope you're enjoying Project Syndicate.
To continue reading, subscribe now.
Subscribe
Get unlimited access to PS premium content, including in-depth commentaries, book reviews, exclusive interviews, On Point, the Big Picture, the PS Archive, and our annual year-ahead magazine.
Already have an account or want to create one? Log in