stiglitz294_JOSEPH PREZIOSOAFP via Getty Images_vaccineprotest Joseph Prezioso/AFP via Getty Images

O COVID-19 e Liberdade Humana

NOVA YORK – O aumento de casos, hospitalizações e mortes por COVID-19 nos Estados Unidos serve como um amargo lembrete de que a pandemia ainda não acabou. A economia global não voltará ao normal até que a doença esteja sob controle em todos os lugares.

Mas no caso dos EUA essa é uma verdadeira tragédia, porque o que está acontecendo no país é absolutamente desnecessário. Enquanto as pessoas dos mercados emergentes e países em desenvolvimento anseiam por obter a vacina (com muitos morrendo porque não podem obtê-la), o suprimento dos EUA é amplo o suficiente para fornecer uma dose dupla – e  agora uma dose de reforço – para todos em todo o país. E se quase todo mundo fosse vacinado, o COVID-19 quase certamente “desapareceria”, como memoravelmente disse o ex-presidente Donald Trump.

E mesmo assim, não foram vacinadas quantidades de pessoas suficientes nos EUA para evitar que a variante Delta, altamente contagiosa, levasse o  número de casos a novos picos em muitas áreas. Como tantos em um país com pessoas aparentemente bem educadas agem de forma tão irracional, contra seus próprios interesses, contra a ciência e contra as lições da história?

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading and receive unfettered access to all content, subscribe now.

Subscribe

or

Unlock additional commentaries for FREE by registering.

Register

https://prosyn.org/KzcY80Mpt