berkley9_JEAN-PHILIPPE KSIAZEKAFP via Getty Images_coronavirusvaccinevials Jean-Philippe Ksiazek/AFP via Getty Images

O caminho mais rápido para sair da pandemia

GENEBRA – A cada dia, a pandemia de covid-19 custa ao mundo milhares de vidas e outros tantos bilhões de dólares. O jeito mais eficaz de pôr um fim a essa crise - possivelmente já no início do próximo ano - é com uma vacina segura e eficiente, produzida em grandes quantidades e distribuída em escala global. Para evitar atrasos desnecessários, os governos deveriam aproveitar este momento, enquanto pesquisadores trabalham para desenvolver a fórmula correta, para preparar o terreno para uma produção rápida e um uso amplo e justo.

É neste princípio que se baseia a Covax Facility (nome derivado da sigla em inglês de COVID-19 Vaccine Global Access, iniciativa global de acesso à vacina da covid-19). Criada pela Gavi (sigla em inglês de Global Vaccine Alliance, a Aliança Global pela Vacina), pela Organização Mundial da Saúde e pela Coalizão por Inovações no Preparo Epidêmico, esta plataforma inovadora pretende distribuir até o fim de 2021 ao menos dois bilhões de doses da vacina de covid-19.

Esta quantidade - que seria igualmente dividida entre os países participantes, independentemente de sua capacidade de pagar - atenderia cerca de 20% das populações dos países integrantes. Seria suficiente, portanto, para proteger pessoas em situação vulnerável ou de alto risco, além dos profissionais da linha de frente do serviço de saúde do mundo todo. (Doses adicionais seriam estocadas, para que eventuais futuros surtos sejam atacados antes que saiam do controle.)

https://prosyn.org/q5yCut4pt